Justiça nega pedido e testamento antigo de Gal Costa não será considerado
Família de Gal Costa segue brigando pela herança

Publicado em 28/04/2024 às 13:22
A Justiça de São Paulo rejeitou o pedido feito pelas primas de Gal Costa, Verônica Silva e Priscila Silva, para que o testamento feito pela cantora em 1997 voltasse a ter validade jurídica. O documento, que tinha como objetivo a criação da Fundação Gal Costa de Incentivo à Música e Cultura, ficaria sob a responsabilidade das primas. No entanto, a validade do testamento foi contestada após a revogação em 2019, quando um novo testamento foi escrito.
As primas alegaram que Gal Costa foi coagida por Wilma Petrillo a anular o testamento original. Wilma, que conviveu com a cantora por cerca de 20 anos, obteve na Justiça o reconhecimento de união estável, o que agora é contestado pelo filho de Gal, Gabriel Costa, de 18 anos.
+ Atuação da Semana: Marcos Palmeira emociona e humaniza em Renascer
+ Ed Gama conta que enfrentou crise de ansiedade antes de entrevistar Buda no BBB 24
O juiz da 12ª Vara da Família da capital explicou que o testamento de 1997 foi automaticamente rompido quando o filho ou a integrar a família. Segundo o magistrado, mesmo que se pudesse discutir a ocorrência de coação, o primeiro testamento foi anterior à adoção do filho, tornando inevitável a ruptura com a superveniência do descendente.
Apesar da negativa jurídica, o juiz destacou que nada impede que Gabriel "destine eventuais bens de sua propriedade, ou deixados pelo espólio, para instituição de fundação". Assim, ele pode levar adiante a ideia de preservar o patrimônio cultural e artístico da cantora através da fundação.
Em entrevista ao jornalista Ronaldo Jacobina, as primas afirmaram que Gal Costa sofreu coação moral irresistível contra si, sua família e seu patrimônio, justificando a nulidade do ato. Elas argumentam que a cantora jamais manifestou qualquer vontade de revogar o testamento anterior, que visava preservar seu legado cultural e artístico.
- Viviane Victorette
- Beth Goulart
- Tatá Werneck
- Jonah Hill
- Adriana Calcanhotto
- Victor Fasano
- Marcello Airoldi
- Alexandre Porpetone
- Juliana Silveira
- Xanddy
- MC Maylon
- Maria Rita
- Allan Souza Lima
- Sam Smith
- Sabrina Petraglia
- Elizabeth Savala
- Ricardo Blat
- MC Rebecca
- Priscilla Alcântara
- Mariana Goldfarb
- Dercy Gonçalves
- Tomás de França
- Bruna Guerin
- Daniel Ávila
- Edgar Moura Brasil
- Rubén Aguirre
- Fernanda Campos
- Yohama Eshima
- Bruna Marquezine
- Ari Peixoto
- Priscilla Vilela
- Christian Chávez
- Edson Cadorini
- Agnaldo Timóteo
- Kaik Pereira
- Paulo Miklos
- André Martinelli
- Maria Maya
- Wagner Santiago
- Maitê Piragibe