Publicado em 03/04/2025 às 15:10:00, atualizado em 03/04/2025 às 15:25:47
continua depois da publicidade
O NaTelinha marcou presença na coletiva de imprensa pelos 60 anos da TV Globo, realizada na última quinta-feira (2) nos Estúdios Globo, em Curicica, zona Oeste do Rio de Janeiro.
O evento deu o pontapé inicial para a comemoração pelo aniversário da emissora, no próximo dia 26. O grupo, formado por jornalistas e influenciadores, foi recebido na portaria por dois personagens populares da televisão: Dummy, do Big Brother Brasil, e Globolinho, do Caldeirão com Mion.
continua depois da publicidade
Já a experiência imersiva começou pelo cenário do É de Casa, com a presença de Maria Beltrão, apresentadora do programa, e de William Bonner, editor chefe e âncora do Jornal Nacional.
continua depois da publicidade
A dupla de jornalistas falou da emoção de fazer parte do Grupo Globo, que completa 100 anos em 2025, e deu uma prévia de como será a festa de comemoração pelos 60 anos da TV Globo.
"O jornal [Globo] deu inicio ao grupo de empresas que tem levado o Brasil para brasileiros há um século de história. Ontem, 1º de abril, eu iniciei o meu trigésimo ano de Jornal Nacional. Em junho, agora, eu vou iniciar o meu quadragésimo ano de Globo. Eu entrei no longínquo 1986, o que me faz uma testemunha bem importante desses 60 anos de história da Globo porque 2/3 eu pude acompanhar".
continua depois da publicidade
William Bonner
"Eu fico muito emocionada! Sempre fui espectadora da Globo, desde que me entendo por gente, e ano que vem faz 30 anos que eu trabalho aqui", complementou Beltrão.
continua depois da publicidade
Em seguida, os visitantes participaram de uma bate-papo ministrado pela jornalista Maju Coutinho e com a presença dos executivos da emissora: Amauri Soares, diretor executivo dos Estúdios Globo e TV Globo; Leonora Bardini, diretora do Canal TV Globo; Monica Almeida, diretora de gênero; e Antonia Prado, diretora artística do Show 60 Anos.
Questionado pelo NaTelinha sobre o maior desafio de preparar a TV Globo para o futuro em um cenário crescente do consumo do streaming, Amauri Soares respondeu que é conseguir disponibilizar a rede de televisão em todas as plataformas.
continua depois da publicidade
"Temos a maior plataforma de streaming do Brasil, que é o Globoplay. O futuro é esse! Buscar ter a Rede Globo em todos os espaços. Porque aí a gente tem a certeza de que não importam as mudanças de cotidiano, de rotina na vida das pessoas, se eu estiver presente em todas essas plataformas e tecnologias, de alguma maneira eu estarei presente no seu dia, em um horário que combina com o seu dia e é isso o que a gente quer."
Logo após a coletiva de imprensa, o grupo conheceu os bastidores do Caldeirão do Huck, o Centro de Efeitos Especiais e teve um encontro com Ana Clara, apresentadora do Estrela da Casa, na Confeitaria dos Sonhos, onde é feita as comidinhas cenográficas.
O tour pelos Estúdios Globo contou, ainda, com um pitstop na nova cidade cenográfica de Dona de Mim, sendo recebido por Tony Ramos, que dará vida ao Abel, dono da fábrica de lingerie Boaz na trama das sete.
continua depois da publicidade
Por fim, visitou a reprodução da cidade cenográfica de Roque Santeiro, feita especialmente para o especial de 60 anos que terá um show da banda Roupa Nova cantando a música Dona, tema da viúva Porcina (Regina Duarte).
Como será a maratona de 60 horas
continua depois da publicidade
Durante a última semana de abril, Ana Maria Braga comanda no Mais Você a disputa para a escolha do bolo de aniversário da TV Globo. Na quinta-feira (24), uma edição especial do Vídeo Show reúne apresentadores e repórteres do programa como Miguel Falabella e Cissa Guimarães, e revê quadros que marcaram época como o Falha Nossa.
A emissora prepara, ainda, um especial de 60 horas, que começa com um esquenta já na sexta-feira (25), com a exibição do Globo Repórter especial falando sobre a trajetória da emissora e os desafios de se fazer TV aberta.
continua depois da publicidade
No sábado, dia 26, além do Bom dia Sábado, o aniversário da Globo terá destaque no É de Casa através de pratos que fizeram história nas novelas exibidas pelo canal. "A comemoração pelo lado do entretenimento começa no É de Casa. Todos os quadros do programa vão estar voltados para a história da TV Globo", explica Maria Beltrão.
"Por exemplo, todos os quitutes que vão ser servidos na nossa casa, para os nossos convidados, tem a ver com alguma novela. Então, a gente vai ter os pastéis da dona Jura, de O Clone (2000), o hot-dog do Félix, de Amor à Vida (2013) e, claro, os sanduíches naturais da Raquel, de Vale Tudo".
continua depois da publicidade
Maria Beltrão
A apresentadora deu spoiler também sobre o que Talitha Morete e Murilo Soares vão plantar no Vivo Verde. "Antúrio, a flor do Jorge Tadeu em Pedra sobre Pedra (1992)", adiantou.
No mesmo dia, Angélica comanda uma edição especial do Vídeo Game, quadro apresentado por ela no saudoso Vídeo Show. A programação contará, ainda, com o Caldeirão do Mion e o Altas Horas, além dos telejornais locais apresentados em pontos históricos e do último capítulo de Volta por Cima.
"O Jornal Hoje com o César Tralli, na segunda-feira (28), isso eu posso dar, não é spoiler, ele vai ancorar o jornal de dentro do Mercado Municipal, em São Paulo", soltou.
continua depois da publicidade
William Bonner
Nova abertura do Fantástico, Domingão conta a história dos programas de auditório e Doc sobre Glória Maria
Domingo (27) começa com destaque para o Globo Rural seguido do Esporte Espetacular com matérias especiais. Já na Temperatura Máxima será exibido o filme Fábrica de Sonhos, de Jorge Furtado e Guel Arraes. Gravado nos Estúdios Globo, o telefilme comemora os 60 anos da emissora e conta com os atores Igor Fortunato, Débora Falabella, Humberto Martins e Kiko Mascarenhas no elenco.
continua depois da publicidade
Como não poderia ser diferente, o Domingão do Huck presta homenagem aos programas de auditório. "Não dá pra falar dos 60 anos da TV Globo sem contar um pouco a história dos programas de auditório. Então, a gente está remontando essa história toda desde quando Silvio Santos começou a apresentar programas na TV Globo", revelou Luciano Huck.
"Eu acho que os programas de auditório sempre foram um termômetro muito importante, cultural e social do Brasil, eu acho que foi onde pela primeira vez os microfones foram estendidos ao telespectador, o povo começou a se ver na televisão, no auditório você tem um reflexo do espelho muito bacana da sociedade como um todo. Entre muitos aplausos, tem muitos choros, muita inspiração, diversão."
continua depois da publicidade
Luciano Huck
"Então, o Domingão vai recontar a história dos auditórios desde o começo até os dias de hoje, ando por todos os auditórios que já estiveram presentes nos 60 anos de história da Globo", concluiu o comunicador. No Fantástico, além da estreia de novos quadros terá também a nova abertura do programa dominical.
continua depois da publicidade
"Toda vez que o Fantástico faz isso vira notícia. E essa abertura nova, eu não vi ainda, mas o relato que me deram é o seguinte: 'O grande desafio dessa abertura nova foi reverenciar o ado das aberturas do Fantástico, mas flertar com o futuro agora'. Então, deve ser uma coisa muito emocionante."
William Bonner
A noite finaliza com a estreia de Glória, Doc em homenagem à saudosa Glória Maria (1949-2023). "Domingo é dia de Glória! É o primeiro episódio de uma série documental de 4 episódios, produzido pelo jornalismo da Globo. É o nosso tributo, uma forma de revisitar a carreira e o legado da Glória Maria pra televisão brasileira, para o jornalismo brasileiro, para o Brasil. É uma homenagem à Glória especialmente guardada para essa data", antecipou William.
continua depois da publicidade
Apresentador do JN promete algo nunca visto no telejornal
Último dia de comemorações, a segunda-feira, 28, terá a exibição de Coisa de Novela, mais um telefilme produzido pela Globo e gravado nos estúdios em homenagem aos 60 anos do canal, na sessão tarde, com Valentina Herszage e Susana Vieira no elenco.
continua depois da publicidade
À noite, tem a estreia de Dona de Mim, a nova novela das sete. Logo em seguida, vem a edição do JN com uma novidade já implantada na semana do aniversário da Globo. "Eu só posso dar um bastidor..., prometeu William Bonner.
"Quando provocado a pensar em algum formato, eu fiquei revisitando coisas que eu tive oportunidade e a felicidade de fazer no ado. Quando a Globo fez 50 anos, nós reunimos jornalistas em uma tarde, nos Estúdios Globo, e revisitamos a história de grandes coberturas jornalísticas, não para falar dos fatos, mas para falar dos bastidores. Foi um projeto muito doido!", confessou o jornalista.
continua depois da publicidade
"Eu tenho um orgulho enorme desse projeto, mas eu não posso fazer isso duas vezes", itiu o jornalista. O que nós nunca fizemos, mas faria com que as pessoas ficassem assim? [boca aberta]. Nós nunca poderíamos ficar nus na frente das câmeras.[risos] Só me ocorreu outra coisa, e é o que faremos. Uma grande surpresa!"
William Bonner
O capítulo de Vale Tudo na noite do dia 28 marca a chegada de Odete Roitman (Debora Bloch) na trama. A noite fecha com a exibição do Show 60 anos, com a presença dos talentos da emissora, humoristas, jornalistas, atletas e músicos homenageando a televisão brasileira.
continua depois da publicidade
“A Globo cria encantamento e os Estúdios Globo serão palco dessa grande festa, que terá espaço para a dramaturgia, o humor, variedades, esporte e o jornalismo”, concluiu Monica Almeida, diretora de gênero.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.