Paulo Vieira resgata memória afetiva em nova série do Globoplay: "É a história da minha família"
Pablo & Luisão é baseada em fatos reais e promete conectar-se às famílias brasileiras

Publicado em 21/05/2025 às 15:00,
atualizado em 22/05/2025 às 08:24
O NaTelinha participou do lançamento de Pablo & Luisão, nova série do Globoplay, realizado na noite de terça-feira (20), no cinema de um shopping na zona Sul do Rio de Janeiro.
Idealizada por Paulo Vieira, a produção é toda baseada em fatos reais e narra o cotidiano da família do humorista em Palmas, no Tocantins, onde o artista ou a sua infância e adolescência.
"É a história da minha família. Um projeto que nasceu em 2020, nas redes sociais, viraliza, faz sucesso enquanto literatura de Internet, até que o Globoplay me convida para desenvolvê-lo em parceria com a TV Globo."
Paulo Vieira
Na trama, Pablo (Otávio Müller) é o melhor amigo de Luisão (Ailton Graça), pai do Paulo Vieira. No corre do dia a dia, os parceiros de aventuras cometem as maiores loucuras e sempre se metem em confusão.
Dira Paes dá vida à mãe do ator, Conceição. Já ele e o seu irmão, Neto Vieira, são interpretados pelos atores mirins Yves Miguel e João Pedro Martins, respectivamente. Ao todo, a série conta com 16 episódios que serão disponibilizados na plataforma de streaming a partir de quinta-feira (22).
"É para maratonar!", pontuou o artista que, além de narrar, aparece nos papéis mais inusitados como, por exemplo, o de um motorista de ônibus. E ao final de cada episódio, ele conversa com seus pais e Pablo sobre a veracidade dos casos.
+ Guerreiros do Sol: O que esperar da próxima novela do Globoplay?
"Muitas coisas que são surreais aconteceram e a gente só teve o trabalho de imaginar como costurar aquilo. Tanto que a gente tem depois o depoimento dos verdadeiros Pablo e Luisão. Foi um grande encontro positivo que só melhorou com a entrada do elenco que poderia ser de comediantes ou com atores que fazem comédia, o que é bem diferente", explicou o roteirista Maurício Rizzo.
"Tudo o que é mais absurdo na série aconteceu. Eles caçaram jacaré, investiram em avestruz, foram ver o Papa, construíram uma cerca elétrica de orelhões...".
Paulo Vieira
"Os episódios têm um formato novo, uma maneira de contar história que vem muito dessa coisa da narrativa, de que tudo pode acontecer. Existe esse narrador que faz de tudo para que você compreenda a história, faz de tudo para que você dê risada da história", complementa o ator.
Série traz as histórias mais surreais protagonizadas por essa família
Pablo & Luisão mergulha na intimidade da família de Paulo Vieira, mas promete fazer com que muitas famílias se identifiquem com as histórias contadas por causa dessa brasilidade.
De acordo com o ator, não é uma série autobiográfica da sua vida, mas da sua família, e tem um pouco da família de cada um que trabalha nela, para poder chegar às famílias do Brasil.
"A gente foi construindo junto essa família. Eu tenho a sorte de ser um cara criado por uma família pobre, negra, brasileira, e tenho a sorte disso ser a maioria do Brasil, representar a maioria do nosso povo."
Paulo Vieira
+ Bem avaliada, série de Paulo Vieira é antecipada na Globo
"Eu tenho uma alegria muito grande, e uma tranquilidade de, ao falar da minha família eu vou estar falando da maioria do Brasil. E isso se conecta com todo mundo desse trabalho, quem escreveu e o elenco", observou.
Intérprete da Conceição, Dira Paes elogiou Paulo Vieira. "Essa figura brasileira e tão especial, uma pessoa necessária para o Brasil, um jovem que conseguiu trazer histórias maravilhosas, surreais, engraçadas, emocionantes...", avaliou.
"Com essa mãe que vibra, repreende, mas ao mesmo tempo cai na gargalhada junto. Essa mãe brasileira possível. Eu perguntei quando foi que ele [Paulo Vieira] pensou em mim, e ele disse: 'Minha mãe queria que fosse você'."
Dira Paes
Dira Paes não tem dúvidas de que a série vai conquistar o telespectador. "É um programa que vai trazer a família inteira para a frente da tela, pra gargalhar junto. O Brasil estava com saudade disso", concluiu.
Além do elenco e da equipe técnica, jornalistas e convidados especiais assistiram aos dois primeiros episódios que contaram com as participações de Miguel Falabella, Karine Telles, Mariah da Penha e Arlinda Di Baio, entre outros. Ao todo, serão mais de 140 participações especiais.
"Essa série tem um gosto especial porque eu fiz junto com o meu irmão, ele participou de todo o processo, me ajudou na preparação de elenco, foi muito especial."
Paulo Vieira
Na atração, o pai do humorista e o amigo fazem coxinha pra vender. O ator, que nunca se imaginou preparando salgadinho nos estúdios Globo, arrancou gargalhadas da plateia citando esse momento.
"Eu lembrei o quanto eu detestava fazer salgado. Eu falei: 'Gente, eu não consigo fugir do que eu sou. A história da gente persegue a gente. Sobretudo, quando você se propõe a ressignificar ela", avaliou Paulo Vieira.
"Então tava eu, fazendo salgado na TV Globo, ao meu lado Dira Paes, Ailton Graça, Otávio Müller, amassando salgado... Foi muito doido!" [risos], finalizou o humorista.